quinta-feira, 2 de junho de 2011

AS PESSOAS SE TRANSFORMAM AO VOLANTE!!!

Hoje, circulando pela Caxangá notei que eu estava mais tolerante com os ciclistas, mesmo com aqueles que conduzem sua bicicleta de forma não responsável. Ao fazer essa constatação, fiz uma análise e cheguei à conclusão que essa minha postura só foi possível porque eu passei a utilizar bicicleta uma vez por semana para ir à academia aos sábados.

Acho que todos nós condutores de veículos deveríamos nos colocar no lugar de motociclistas, ciclistas e pedestres. Talvez assim pudéssemos ser muito mais tolerantes e compreenderíamos as situações e necessidades dos outros usuários do sistema viário urbano.

Quando estamos ao volante, com raras exceções, nos sentimos senhores de si, nos sentimos protegidos, por um lado, mas, auto-suficiente, por outro. Essa auto-suficiência nos torna agressivos e egoístas, fazendo-nos considerar que todos os demais usuários são "invasores" do nosso espaço. O fantástico Walt Disney "enxergou" isso em 1965, quando lançou o curta de animação Goofy’s Freeway Trouble, onde o personagem Pateta, figura pacata e simpática, se transformava em um ser extremamente agressivo ao conduzir um veículo (vejam o link http://www.youtube.com/watch?v=x_jVumbjoVU).



Portanto, coloquemo-no no lugar dos demais usuários para que passemos a respeitá-los um pouco mais, mesmo considerando, como já disse em outro texto, que há a necessidade de se trabalhar educação no trânsito, notadamente para os que não passam pelo ainda frágil sistema de formação de condutores.

Afinal, a gente só sabe das necessidades dos outros se as conhecermos. Pensem nisso!!!

TARIFA ÚNICA: AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Tarifa Única no Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana do Recife - RMR. Embora seja um tema local é um assunto que é pauta e...