segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO OU URBANA???

Esta semana estou no "estaleiro". Fiz uma redução de estômago. Bom, mas isso não vem ao caso. Somente terei mais tempo para escrever.

Por falar nisso, hoje vi uma reportagem sobre a violência no trânsito. Foi um caso em que um policial teria discutido com outro usuário e o primeiro teria atirado no segundo. Aí fica a pergunta: será que isso é violência no trânsito, ou mais um banal gesto de violência urbana???

Isso, aliado à constatação que o suspeito do crime era um policial.

A violência no trânsito é fato. Inclusive, pretendo fazer uma abordagem sobre o assunto em outra postagem, mas esse fato relatado, na minha opinião é fruto do "caos urbano" em que vivemos, infelizmente. Portanto, não se enquadra como violência no trânsito.

Mas, no trânsito ou ubana, continua sendo violência. E atenta contra a civilidade. NÃO É SAUDÁVEL.

Enquanto isso, aqui em Recife, na última quinta-feira, mais um acidente com vítima fatal, onde o condutor estava alcoolizado, segundo testemunhas.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A CIRCULAÇÃO NO CENTRO DO RECIFE

Esta semana passei duas vezes pelo Centro do Recife. Ontem, dia do comerciário, a circulação de veículos estava bem tranqüila. Hoje, observei o trânsito relativamente congestionado, no centro. Esse problema é histórico e se constitui num dos grandes desafios na gestão da Cidade, principalmente quando se pensa na viabilização da área central, consideravelmente degradada. Há a necessidade de proporcionar maiores mobilidade, fluidez e segurança, não esquecendo da sustentabilidade das ações planejadas para o local.

Mas o problema, muitas vezes, é a existência de interesses pessoais em jogo, trazendo como conseqüência, prejuízos coletivos, notadamente em relação à prioridade ao sistema de transporte público coletivo. E observando o corredor exclusivo de ônibus entre o Derby e a Avenida Guararapes, fiquei me perguntando o motivo daquele corredor ter sofrido tantos questionamentos. Acho que alguns problemas pontuais poderiam ser corrigidos, mas aquela obra foi, indubitavelmente, uma ação de muita coragem da gestão municipal. E os questionamentos, em sua maioria, foram e continuam sendo, realizados por quem não utiliza transporte coletivo. Assim, formadores de opinião, inclusive na imprensa, dão uma “contribuição” para a cultura ao automóvel, em contraste com a necessidade coletiva.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

EM RECIFE!!!!

Cheguei em Recife. Já estava com saudades da terrinha. O sistema de transportes coletivos de Curitiba impressiona pela sua abrangência. Mas o nosso SEI - Sistema Estrutural Integrado também tem seus aspectos positivos.

A impressão que eu tenho em Recife é que tem muito carro para pouca rua. Mas isso se explica pela configuração urbana da Cidade, com suas limitações naturais e históricas.

Mas vale salientar, o recifense respeita mais as leis de trânsito que os condutores em Curitiba. Aqui quase não se vê condutores sem utilizar o cinto de segurança, por exemplo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

AINDA EM CURITIBA




Finalmente tive a oportunidade de conhecer o sistema de transporte coletivo de Curitiba como usuário.

Andei em linhas troncais, em ônibus bi-articulado. Na ida, com o veículo mais vazio, achei muito bom, além de rápido. Já na volta, por volta das 17h30, achei que o ônibus ficou muito cheio, confirmando que o sistema está necessitando ser ampliado. Fala-se na possibilidade de um metrô em Curitiba.

Já a sinalização, uma coisa que me chamou a atenção foi a deficiência da sinalização gráfica horizontal e a utilização de placas em formato diferente do padrão. Por outro lado, em várias ruas do centro, vi a utilização de piso tátil, importante para as pessoas com deficiência visual.

E só para registro, mesmo sem ter nada com o assunto trânsito/transportes, a impressão em relação ao povo de Curitiba foi a melhor possível. Várias pessoas que "topamos" aqui na cidade se mostraram simpáticas, atenciosas e até mesmo calorosas, além de muito educadas, fato que se constata pela limpeza das ruas.

TARIFA ÚNICA: AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Tarifa Única no Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana do Recife - RMR. Embora seja um tema local é um assunto que é pauta e...