segunda-feira, 30 de maio de 2011

FALTA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO!!!


O trânsito nas grandes cidades é, em sua maioria, um caos. verdade. Mas (nós) motoristas somos responsáveis em grande parte por esse caos diário, que nos irrita, estressa, faz-nos perder um precioso tempo nos deslocamentos que precisamos fazer.

Falo aqui da forma como condutores de automóveis e motos, ciclistas e pedestres se portam nesse complicado sistema que é o trânsito.

Começando pelos motoristas. Tenho observado com mais atenção a conduta dos motoristas pelas ruas. O que se vê é uma condução individualista, não gentil e principalmente desrespeitosa com outros condutores, ciclistas e pedestres.

Fechamento de cruzamento, invasão de faixas exclusivas para ônibus e de faixas de pedestre, ocupando duas faixas de rolamento, avanço de semáforo, estacionamento irregular, estacionamento em fila dupla ou até mesmo tripla, andar devagar na faixa da esquerda, não utilização de seta quando do deslocamento lateral, excesso de velocidade, enfim, se for enumerar aqui terei que citar todas as infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

Os ciclistas, embora muitas vezes desrespeitado pelos condutores de veículos, também têm sua cota de participação (negativa) no caos que falei acima. Andam no sentido contrário ao do fluxo, não respeitam os semáforos nem a sinalização, andam por calçadas (um pouco justificável, pelo temor de andar na faixa de rolamento!). Aqui cabe uma observação, pois o processo de educação e formação institucional não inclui a formação de ciclistas, que por desconhecimento da legislação cometem as irregularidades.

Os pedestres, que da mesma forma que os ciclistas são vítimas, também contribuem para aumentar os problemas do trânsito. Travessia fora da faixa de pedestres, circulação nas pistas (muito por causa da falta de controle urbano pelas prefeituras, que permitem a ocupação irregular).

Não quero aqui minimizar a responsabilidade do Poder Público na gestão do trânsito, muitas vezes negligenciada e desprezada, mas todos que utilizam as vias urbanas têm que dar sua cota de colaboração para quem tenhamos definitivamente um TRÂNSITO SAUDÁVEL.

Depende de nós.

crédito da foto na própria foto.

Um comentário:

  1. É isso ai Ivan. Só puxando um pouco a corda p/o meu lado, os ciclistas precisam de maior atenção do poder público - criação de ciclovias, dicas de segurança, campanhas publicitárias educativas, bicicletários.

    ResponderExcluir

TARIFA ÚNICA: AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Tarifa Única no Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana do Recife - RMR. Embora seja um tema local é um assunto que é pauta e...