domingo, 18 de setembro de 2011

INDÚSTRIA DE MULTAS???

Na recente palestra, no Rotary, aconteceu a pergunta que sempre espero nesses eventos: E a indústria de multas?
Gosto muito que façam essa pergunta, pois tenho a oportunidade de "cutucar" os presentes. Eventualmente, eu disse eventualmente, há casos em que alguns agentes "inventam" uma autuação/multa, seja por erro, seja por má intenção. Mas na maioria dos casos todas as multas são decorrentes de uma infração cometida. Isso é fato. Em alguns casos, embora não atenuante para o infrator, o agente que lavrou o auto de infração não teve a postura correta. Por exemplo, escondendo-se atrás de uma árvore ou de um poste, ou com outra ação passiva, o agente está deixando de fazer uma ou duas das três funções básicas de um agente de trânsito, que ao meu ver são três: educador, operador e fiscal. Voltando ao exemplo, o agente não está OPERANDO o trânsito, faltando-lhe uma ação pró-ativa na busca de uma melhor circulação. Deixa também de ser EDUCADOR, por não participar do processo de orientação ao conduto, embora, por vezes seja um tanto complicado conseguir isso. Mas o papel de FISCAL o agente do exemplo estará exercendo. E a autuação, relembrando, é resultado de uma ação de infração do usuário. E aí vem uma série de desculpas, todas invariavelmente não procedentes, ou meramente como forma de jogar a responsabilidade para o agente uma culpa que é do infrator. Quantos de nós não cometem uma série de infrações ao longo de um dia? Alguns podem alegar que os agentes de trânsito são corruptos. Que teve que "dar" 50 reais para um agente "sacana". Mas se esquecem que quem paga também é corrupto. Muitos acham que com o "jeitinho" estão resolvendo o problema. É tão fácil falar de ética. Para os outros, nunca pra si próprio.
Na palestra, depois de abordar estas situações, provoquei os presentes para que fizessem uma reflexão sobre sua conduta no trânsito. A responsabilidade é de todos NÓS!!! Façamos a nossa parte, para obtermos, verdadeiramente, um TRÂNSITO SAUDÁVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TARIFA ÚNICA: AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Tarifa Única no Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana do Recife - RMR. Embora seja um tema local é um assunto que é pauta e...