segunda-feira, 1 de março de 2010
O TRÂNSITO É REFLEXO DA SOCIEDADE???
Tenho observado a conduta das pessoas no trânsito. A violência no trânsito é um reflexo da conduta das pessoas na sociedade moderna. Ceder a vez a outro motorista é uma situação de excepcionalidade logo reprimida por uma buzinada de terceiros.
Estacionar em local proibido, fazer fila dupla em porta de colégio, parar em cima da faixa de pedestres, fechar um cruzamento, tudo isso são atitudes comumente observadas.
Muitos dos problemas do trânsito são fruto da ausência de ações do poder público, é verdade. Mas, indubitavelmente outra parte desses problemas tem como causa principal o comportamento individualista e egocêntrico de condutores. Mas não são somente de motoristas. Esse comportamento também pode ser observado em pedestres, ciclistas, enfim, todos que participam direta ou indiretamente do trânsito.
Isso sem contar a prática de dirigir alcoolizado, pondo em risco a integridade de inocentes.
E o poder público que se vire para fiscalizar condutores infratores "injustamente perseguidos". Muitos, aproveitando-se de alguns agentes de trânsito corruptos, "optam" por também praticarem a corrupção.
E assim caminha a humanidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
TARIFA ÚNICA: AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Tarifa Única no Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana do Recife - RMR. Embora seja um tema local é um assunto que é pauta e...
-
Tarifa Única no Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana do Recife - RMR. Embora seja um tema local é um assunto que é pauta e...
-
O Movimento Maio Amarelo, capitaneado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com apoio institucional do Ministério da Infraestrut...
-
A Lei Federal 12.587/2012 instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, como instrumento da política de desenvolvimento...
Ivan,
ResponderExcluirEstive aí no Recife em outubro/2009 e mais uma vez fiquei impressionada em como uma Cidade tão linda, cheia de gente bonita e tão receptiva pode ao mesmo tempo dar lugar a tanta má educação. O trânsito é reflexo dos seus condutores, concordo contigo, mas este problema é bem maior, trata-se de como queremos educar as nossas crianças a utlizar o cinto de segurança, de dar a vez ao outro, cumprimentar o próximo com um sorriso de vez em quando e acima de tudo, pedir desculpas.
Parece que estamos esquecendo essas boas práticas de boa vizinhança e exemplos de como a vida pode se tornar agradável se nós a quisermos assim.
Trânsito é vida, e a vida é formada por pessoas como nós; ou seja, a porta da mudança pode e deve ser aberta por cada um de nós.
Grande abraço,
Cíntia Araújo